Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CEGERD Completa 2 anos 25/04/2019 - 17:30

Hoje, dia 25 de abril, o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CEGERD completa dois anos de atividade. O Centro foi instalado em 2017 e proporcionou grande avanço para a atividade de Defesa Civil no estado, facilitando o monitoramento das condições meteorológicas que podem causar desastres. São inúmeras inovações.

O Centro foi formatado de maneira que o monitoramento e o gerenciamento de desastres seja desempenhado adequadamente, sendo possível acompanhar o desenvolvimento das atividades de resposta nos municípios a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, são desenvolvidos protocolos para análise das informações disponíveis sobre riscos e vulnerabilidades nos municípios, permitindo um suporte muito mais apropriado para os municípios do Paraná. A palavra de ordem é investimento em inovação.

Segundo o Capitão Anderson Gomes das Neves, Chefe do Centro, para prosseguir com o trabalho em desenvolvimento, “O pensamento é sempre melhorar. Melhorar a qualidade e qualificação dos alertas, lógico que com a ampliação da rede observacional e qualificação de dados de ocorrência, bem como dar um melhor suporte possível para os municípios quando do atendimento de ocorrências de Defesa Civil”.

 

ESTRUTURA - o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres foi inaugurado em 2017, com recursos do Banco Mundial, proporcionando maior capacidade de gerenciamento de desastres à Defesa Civil. O Centro conta com estrutura em funcionamento 24 horas por dia para permitir o acompanhamento de ocorrências de desastres e das condições meteorológicas que possam causar ocasioná-los, causando estragos nos municípios paranaenses.

Ele é composto por uma sala de monitoramento, sala de videoconferência e sala de imprensa, possibilitando que tanto a parte de acompanhamento operacional quanto de tomada de decisão possam ser feitas com acesso adequado às informações. O Centro também possui estrutura para facilitar o contato com as Regionais de Defesa Civil distribuídas pelo Estado, seja por meio de videoconferência, seja por meio de telefonia VOIP.

 

ALERTAS SMS – É do CEGERD que são enviados os alertas por SMS à população. A implementação do serviço se iniciou no segundo semestre de 2017. O Estado do Paraná foi um dos escolhidos para testar a ferramenta que estava sendo desenvolvida a nível Nacional, elencando cinco municípios como piloto – Querência do Norte, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, Prudentópolis e Rondon. Em dezembro de 2017 a ferramenta foi ampliada, sendo disponibilizada a todos os municípios paranaenses.

Os alertas passam sempre por um processo de análise antes de serem enviados, mostrando um cuidado com a população, de forma que esta tenha informações sobre as situações que possam causar estragos. Desde a implantação do serviço esses métodos têm sido desenvolvidos para tornar a informação cada vez mais fidedigna e útil ao usuário. O serviço é totalmente gratuito, bastando enviar um SMS com o CEP para o número 40199. Os alertas para a população também podem ser visualizados pelo aplicativo Bombeiros Paraná, que replica os alertas enviados.

 

MONITORAMENTO METEOROLÓGICO – Para realizar o monitoramento meteorológico, a Defesa Civil conta com o apoio de diversas agências como o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Desastres), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e outras. A proximidade com os órgãos de meteorologia, em especial o Simepar, facilita o acompanhamento de condições de tempo que possam causar estragos no Paraná. A Defesa Civil faz o acompanhamento através das ferramentas disponibilizadas por estes órgãos, assim como dos alertas meteorológicos enviados por eles.

 

SUPORTE AOS MUNICÍPIOS – O principal objetivo do Centro é proporcionar o suporte aos municípios atingidos por desastres e, por conseguinte, à população paranaense. O plantão de defesa civil, que funciona 24 horas por dia, ao receber a informação sobre uma ocorrência de desastre, entra em contato com o coordenador municipal para saber o que aconteceu e a gravidade da situação. Com isso, se inicia todo o acompanhamento da ocorrência, analisando a necessidade de intervenção externa ao município, quando o desastre é de grande magnitude.

Após os momentos iniciais, é necessário também fazer o acompanhamento da documentação relativa ao desastre. Esse trabalho é feito por analistas que orientam os municípios sobre os documentos a serem redigidos e sobre as informações que devem estar presentes neles.

 

INTEGRAÇÃO – Além das atividades do Centro, é necessário realizar a integração com os demais setores da Defesa Civil, especialmente do setor responsável pela confecção dos Planos de Contingência. Esses planos indicam áreas de vulnerabilidade existentes no municípios e estruturas disponíveis para o atendimento aos desastres que cada município possui, auxiliando nas ações de apoio ao município.

 

DESENVOLVIMENTO CONSTANTE – Um dos principais pontos fortes do centro é o desenvolvimento constante de ferramentas para melhorar o atendimento à população antes, durante e após o acontecimento de desastres. O processo contínuo de diagnóstico e solução de problemas é parte essencial do serviço de excelência que deve ser prestado aos paranaenses.

 

 


 

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