CORPO DE BOMBEIROS COMBATE INCÊNDIO FLORESTAL NA SERRA DO MAR 25/07/2016 - 14:10

CORPO DE BOMBEIROS COMBATE INCÊNDIO FLORESTAL NA SERRA DO MAR
Durante a tarde deste domingo (24/07), bombeiros do litoral combateram um incêndio florestal no Morro Pelado, na região da Serra do Mar, em Morretes. O incêndio queimou cerca de 6 hectares da mata nativa local, que faz parte do Parque Estadual do Marumbi, uma das Unidades de Conservação Ambientais do Estado.
Após informações de moradores locais, que alegavam avistar fumaça na direção do complexo Marumbi, o Oitavo Grupamento de Bombeiros imediatamente enviou uma ao local para analisar e planejar a ação de resposta ao incidente. Com o apoio do Batalhão Policial Militar de Operações Aéreas, a equipe sobrevoou o local para avaliar a situação e as condições locais.
Após a análise, a guarnição composta pelo Comandante do quartel de Morretes, Tenente Oliveira, e mais três bombeiros seguiram para o local para realizar o combate às chamas e, no início da noite, extinguiram todos os focos de incêndio. Aparentemente o incêndio teria iniciado na vegetação rasteira, atingindo, posteriormente, a vegetação de maior porte. A equipe pernoitou no local em atividade de prevenção, para impedir que o fogo retornasse, retornando ainda durante a manhã de segunda-feira com apoio da aeronave da Polícia Rodoviária Federal.
A região da Serra do Mar é uma das maiores áreas de preservação ambiental, e os estragos causados pelos incêndios atingem não apenas a vegetação, mas também a fauna local. Todo o ecossistema da região sobre as interferências deste tipo de incidente, podendo inclusive afetar populações que morem próximo a estas áreas.
Para evitar estes danos, é preponderante aturarmos na prevenção. Durante este período do ano, em que o tempo fica mais seco, o risco deste tipo de incêndios aumenta exponencialmente, sendo necessária a atuação de todos para evitar quaisquer práticas que possam dar início a um incêndio. Balões, fogueiras ou mesmo bitucas de cigarro jogadas na vegetação seca podem dar início a catástrofes.

GALERIA DE IMAGENS