Brigadistas do município de Maringá recebem diploma 29/11/2016 - 14:10

Brigadistas do município de Maringá recebem diploma
Mais de 130 servidores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Maringá, participaram do curso da Brigada Escolar no ano de 2016. Em solenidade na câmara de vereadores do município e, com a presença de autoridades, foi realizado na última quinta-feira (24/11), a entrega do certificado de conclusão da capacitação aos participantes.
O Programa Defesa Civil na Escola, que já existe na rede pública estadual de ensino, tem como finalidade difundir uma cultura de prevenção e adequação de condições mínimas de segurança de acordo com a Norma do Corpo de Bombeiros (NPT 017). Em Maringá, o projeto é piloto, sendo a primeira cidade do estado a adotar o projeto na rede municipal de ensino, e tem como objetivo passar aos multiplicadores que vão atuar nos Centros.
Municipais de Educação Infantil (CMEIs), noções sobre primeiros socorros, combate a incêndio e disciplinas de defesa civil. Ao total foram seis semanas de aulas teóricas na plataforma de Educação À Distância (EAD) e oito horas/aulas práticas no quartel Central do Corpo de Bombeiros de Maringá.
O secretário de estado e chefe da Casa Militar do estado do Paraná, Coronel Adilson Castilho Casitas, esteve no evento e falou da satisfação de participar da entrega dos certificados. “Esse programa foi um sonho idealizado por muitas pessoas e se tornou realidade. O resultado do projeto aqui em Maringá foi gratificante. Foi uma iniciativa muito positiva do município em solicitar esse treinamento para os servidores das instituições de ensino”. O Coronel Castilho ainda destacou que os ensinamentos do curso são úteis tanto na vida profissional como na pessoal dos participantes. “Através desse treinamento vocês começam a olhar atentamente se os locais onde frequentam oferecem segurança”.
O chefe do setor de Defesa Civil do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros e responsável pelo curso em Maringá, Major Jorge Inácio da Silva, parabenizou todos os profissionais envolvidos no curso. “Nenhum trabalho é feito sozinho e na Brigadista Escolar contamos com uma excelente equipe, por isso do sucesso da capacitação. Sei que esses servidores que recebem os certificados farão a diferença”, afirmou o Major.
Para o Tenente Coronel Gabriel Mocellin Junior, chefe da oitava seção do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou ter sido muito positivo estender para Maringá o programa de brigadas escolares a nível municipal. “Para o Corpo de Bombeiros é muito importante que todo cidadão em qualquer local que esteja tenha conhecimentos básicos de primeiros socorros, de combate a incêndio, a fim de fazer frente as primeiras situações, pois até a chegada do socorro esse primeiro atendimento pode fazer a diferença. É de suma importância estender esse tipo de conhecimento para toda população. ”
A solenidade de entrega contou ainda com a presença do comandante do 3º Comando Regional de Policia Militar, Coronel Samir Elias Geha, chefe da oitava seção do comando do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Gabriel Mocellin Junior, chefe do estado maior do 3º Comando Regional de Policia Militar, Tenente Coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, Tenente Coronel Ercules Alves de Carvalho, e a diretora de ensino da Seduc de Maringá, Sueli Locatelli, e demais autoridades.