Ações Integradas para a Proteção à Vida e ao Meio Ambiente 02/09/2016 - 15:50

Nos dias 24 e 25 de agosto, a 9ª CORPDEC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, realizou Ações Integradas para a Segurança à Vida e ao Meio Ambiente no Transporte de Produtos Perigosos.

Estas ações visaram à capacitação através de um mini curso elaborado e ministrado pelo Instrutor da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Nilson Restanho, que desde 2008, quando se tornou um dos instrutores da instituição nas disciplinas de fiscalização do transporte de produtos perigosos nacional e internacional. Ao longo dos anos, vem colaborando na construção dos Manuais de Procedimentos Operacionais da Instituição e instruções de formação e especialidade no setor. Participa junto com outros instrutores no apoio acadêmico e da construção e divulgação desses estudos na página: www.produtosperigososbrasil.com

Após a capacitação teórica, os representantes das instituições participantes desenvolveram uma fiscalização de produtos perigosos no posto policial da Polícia Rodoviária Federal de Santa Terezinha de Itaipu, localizado na BR-277, divisa com Foz do Iguaçu. Nesta fiscalização foram abordados diversos veículos com indicativos de transporte de produtos perigosos, além do cunho pedagógico nas abordagens, cada infração detectada era imediatamente repassada aos Policiais e instituição competente para o cumprimento das medidas cabíveis.

Participaram da referida capacitação, as seguintes instituições: Agência Nacional de Transportes Terrestres, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Polícia Civil e Exército Brasileiro.