Ação integrada realiza fiscalização em Apucarana 15/03/2013 - 16:59

Ontem (14/03), veículos do transporte rodoviário de produtos perigosos foram fiscalizados no município de Apucarana. Esta ação foi articulada pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil – 13° Coredec.

A ação integrada contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Apucarana, Batalhão de Polícia Ambiental, Receita Estadual, Instituto Ambiental do Paraná, Secretária de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Ambiental do Paraná, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.

O local escolhido para realizar as abordagens foi o posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 376, Km 247. Estiveram participando no evento aproximadamente 22 integrantes dos órgãos envolvidos.

Foram fiscalizados 47 veículos, desses 18 transportando produtos perigosos, destes três foram notificados por pequenas inconformidades as normas, um sinal de que o setor de transporte rodoviário de Produtos Perigosos tem procurado caminhar em consonância com a legislação em vigor concernente a sua área de atividade econômica.

A fiscalização tem se mostrada cada vez mais eficaz na mudança de cultura comportamental dos vários seguimentos da cadeia produtiva de Produtos Perigosos. E essa mudança é positiva na área de transporte e prova disso é a paulatina diminuição de acidentes graves envolvidos veículos que atuam nessa atividade.

A paz no trânsito é um objetivo comum a todos nós, e, a busca por ela deve ser o alvo de todas as entidades e órgãos de alguma forma envolvidos nesse cenário, pois esse envolvimento vai ao encontro do lema da Defesa Civil. Afirma Major Hemerson Saqueta Barbosa. Coordenador Regional de Defesa Civil.