Ação integrada pretende mitigar perdas e danos por desastres naturais Sistema agroalimentar será beneficiado. 26/11/2011 - 01:36

Acordo de cooperação assinado na última quinta-feira (24/11/11) pelo Instituto Tecnológico Simepar e Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) integrará competências e tecnologias para prever eventos meteorológicos severos a tempo de mitigar seus efeitos sobre as populações, cidades e culturas agrícolas.

"Com a proximidade do verão, aumentam os riscos de fenômenos naturais severos de alto potencial destrutivo, como chuvas e ventanias fortes que acarretam deslizamentos, alagamentos, enchentes e outras consequências, resultando em mortes, desabrigados e desalojados, estradas interditadas, pontes danificadas, rede de energia elétrica atingida e perdas materiais significativas", observa o diretor do Simepar, engenheiro Eduardo Alvim Leite. A agricultura costuma ser bastante afetada, com plantações destruídas e enormes prejuízos que comprometem a competitividade do setor e a segurança alimentar da sociedade. No contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas com forte impacto sobre o zoneamento agrícola, a agroclimatologia constitui ferramenta de planejamento e gestão.

A cooperação entre Simepar, IICA e Instituto Nacional de Meteorológia (Inmet) beneficiará especialmente o Sistema de Decisão Agrometeorológica (Sisdagro), instituído em 2008 para fornecer informações ao agricultor sobre balanço hídrico climático e período de cultivo para diversas culturas. Além de fornecer informações sobre eventos climáticos, essa sofisticada tecnologia em ambiente web, com fácil navegação, apresenta parâmetros meteorológicos e dados de déficit ou excedente hídrico nas plantações, conforto térmico para o gado, riscos de pragas e doenças no plantio.

Outra iniciativa prevista na parceria entre Simepar e IICA é a construção do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos, potencialmente causadores de perdas de vidas e graves danos materiais à sociedade. Em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os centros de operação meteorológica do Brasil e da América do Sul serão integrados em ambiente colaborativo e multidisciplinar. "Com base em dados fornecidos em tempo real sobre a duração, localização e intensidade de eventos meteorológicos severos, unidades de defesa civil poderão se preparar melhor para mitigar seus danos patrimoniais e humanos e autoridades poderão tomar decisões em caráter imediato", explica Alvim Leite.

Para os representantes do IICA, Manuel Rodolfo Otero e Gertjan Beekman, a cooperação com o Simepar aplicará a inovação tecnológica para melhorar a qualidade de vida das populações do meio rural e desenvolver a agricultura dentro de parâmetros de sustentabilidade nos países latino-americanos. A entidade proverá recursos financeiros para capacitação e treinamento com vistas ao melhor funcionamento dos distritos de meteorologia.

O chefe da Defesa Civil do Governo do Paraná, major Antônio Geraldo Hiller, por sua vez, observa que inúmeras vidas em áreas de risco poderão ser poupadas com uma ação mais ágil para protegê-las.

O diretor geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Otamir Cesar Martins, considera a ação sistêmica e integrada de grande importância para incrementar a agricultura de precisão, atual tendência do setor para reduzir custos de forma sustentável e garantir que as populações rurais vivam com mais qualidade prevenindo-se contra desastres naturais. O diretor geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sérgio de Jesus Vieira, anuncia recursos da ordem de R$ 2,5 milhões do Fundo Paraná para a implantação do radar meteorológico de Cascavel e o repasse de R$ 549 mil para o programa de monitoramento das águas, que deverá ser expandido a todo o Estado: "Estamos empregando a pesquisa tecnológica inovadora para melhorar as condições de vida das populações e dar suporte à tomada de decisões da administração pública e privada com mais agilidade".

O Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) foi fundado em 1942 voltado para a segurança alimentar e a redução da pobreza nos territórios rurais e urbanos das Américas, visando ao bem estar da sociedade. Atualmente dedica-se a promover a competitividade agrícola sustentável nas Américas. Mais informações: www.iica.int