Ação integrada de fiscalização em transporte de produtos perigosos em São Jorge do Oeste - PR 01/09/2014 - 10:52

No dia 26 de agosto de 2014, a 12ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil – CORPDEC, realizou fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos nas proximidades do trevo de entrada para o município de São Jorge do Oeste – PR, nas PR-281 e PR 475.

A fiscalização foi uma ação conjunta e integrada com a participação da Polícia Rodoviária Estadual – BPRE/6ª CIA, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de São Jorge do Oeste, Agentes de Defesa Civil do Posto de Bombeiros Comunitários e Bombeiros Militares da 2ª Seção de Bombeiros - Dois Vizinhos.

Foram abordados vários veículos transportando as mais diversas cargas, além dos produtos perigosos, como: líquidos inflamáveis, gás e substância corrosiva.

Durante a operação foram realizadas orientações quanto ao transporte desses produtos, justificando especificamente as diretrizes reguladoras do transporte de produtos perigosos de forma a intensificar a prevenção, coibindo eventuais irregularidades com estes produtos. Foram observadas algumas alterações, entre elas o vencimento do prazo de validade do filtro de ar, da máscara facial e falta de pilhas para lanterna, transportes irregular de GLP.

A fiscalização tem se mostrado cada vez mais eficaz na mudança cultural dos vários seguimentos de transporte rodoviário, em especial, no de produtos perigosos.

“O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros. (autor desconhecido)”