9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC), realiza treinamento com a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) em Foz do Iguaçu. 26/07/2017 - 16:50

A Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) tem a finalidade de auxiliar a Defesa Civil e demais instituições numa situação de desastre. Com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre o Corpo de Bombeiros, através da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC), e os Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil, foi realizado no último sábado (22) o 2º Encontro da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, com a participação de representantes do município, do SAMU, da Guarda Municipal, do REER e do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, cerca de 40 pessoas (Coordenadores e auxiliares) estiveram presentes nas instalações do 9º Grupamento de Bombeiros para instruções teóricas e treinamentos práticos acerca dos sistemas de comunicação utilizados pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. A familiaridade com o manuseio de rádios fixos e portáteis é de extrema importância numa situação de emergência, tendo em vista que o atendimento da ocorrência não pode ser dificultado por falta de comunicação e que, muitas vezes, os celulares não funcionam numa situação de desastres. O presidente do Clube de Radioamadorismo de Foz do Iguaçu, Luiz Garcia, esteve presente ministrando instruções sobre a utilização dos códigos utilizados (código Q, alfabeto fonético internacional entre outros) e a forma de manusear os equipamentos. Muito mais do que conhecimento para os participantes, o encontro foi fundamental para deixá-los ainda mais aptos e instruídos para trabalharem numa situação de necessidade, dando o aporte necessário à população de Foz do Iguaçu e região. Fonte: 2º Tenente QOBM Ana Paula Fotos: Capitão QOBM Castro, Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil.