9ª CORPDEC em conjunto com o SEST SENAT organizou curso de fiscalização em transporte rodoviário de produtos perigosos 16/09/2014 - 09:07

Devido às características exclusivas, traduzidas sobretudo no alto risco para as pessoas e ao meio ambiente e também devido ao elevado crescimento das indústrias químicas e sua especialização, a 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, novamente congregou esforços para a realização de um curso de fiscalização em transportes rodoviários de produtos perigosos nos dias 10 e 11 de setembro de 2014 nas dependências do SEST/SENAT de Foz do Iguaçu.

Tal capacitação visa aprimorar os conhecimentos dos bombeiros militares e das entidades que fazem periodicamente fiscalizações em transportes de produtos perigosos.

Participaram do curso militares da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (9ª CORPDEC), membros da COMPDEC do município de Santa Terezinha de Itaipu, Polícia Rodoviária Estadual (BPRV/3ª CIA), militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAMB-4ª CIA) Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), funcionários da concessionária ECOCATARATAS, Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT), Centro Integrado de logísticas (ELOG) e Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

Além das aulas teóricas, os 35 alunos contaram com atividades práticas de fiscalização que foram realizadas no Posto da Polícia Rodoviária Federal na Rodovia BR 277, localizado no município de Santa Terezinha de Itaipu.

A fiscalização iniciou às 14h e se estendeu até as 17h. Foram fiscalizados 25 veículos, sendo efetuadas 23 notificações e duas apreensões de documentos. Também foram verificadas as condições dos veículos bem como das cargas, além da capacitação técnica dos transportadores de tais substâncias, a regularidade documental e os itens de segurança.