8º Grupamento dos Bombeiros ministra Capacitação para 1ª Equipe de Força Tarefa de Resposta a Desastres 19/09/2017 - 15:20

O 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) promoveu no período de 11 a 15 de setembro de 2017, a capacitação de quatorze Bombeiros Militares, para atuação como primeiros respondedores em desastres na área de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).

As instruções aconteceram na área do 8º Grupamento de Bombeiros, no litoral do Paraná, especificamente nos municípios de Paranaguá e Guaratuba. A turma foi composta por representantes de cada uma das frações do Corpo de Bombeiros no litoral, os quais serão os representantes da unidade no Regime de Força Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD).

O treinamento foi composto por aulas teórico-práticas, abrangendo muitas atividades em meio a escombros que mimetizam ambientes de desmoronamento (estruturas colapsadas). O conhecimento repassado em sala de aula foi embasado nas doutrinas mundiais para atendimento de desastres, há tempos já estudados por entidades internacionais e aplicados nas mais renomadas corporações. Já no campo, os alunos tiveram que demonstrar muita disposição física e psicológica, enfrentando práticas cansativas e até mesmo um exercício simulado que exigiu mais de oito horas seguidas de trabalho pesado madrugada a dentro.

Com a conclusão das aulas, os alunos passam para a última etapa de treinamento, a qual consistirá de capacitação em técnicas de remo e será realizada na próxima semana. Após o fim da preparação, o grupo formado permanecerá em regime de sobreaviso, cumprindo seus afazeres normais na corporação, porém disponíveis para eventuais acionamentos em qualquer área do litoral, do estado e até fora do Paraná e do Brasil, sob designação do Comando do Corpo de Bombeiros.

O que é a Força Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD) ?

O regime estadual FTRD, instaurado em julho do ano corrente, por força do decreto 7337/17, consiste na reunião, organização e direcionamento de recursos materiais e humanos suplementares para fazer frente aos incidentes que extrapolem a capacidade de resposta de instituições locais nos mais diversos pontos do estado. Num primeiro momento, foram adiquiridos pelo estado os equipamentos utilizados durantes as práticas, os quais totalizam 17 kits espalhados por todas as unidades de Bombeiros do Paraná, incluindo roupas, viaturas, barcos e outros.

Fonte: Comunicação Social do 8º Grupamento de Bombeiros