7º CICLO PARA CAPACITAÇÃO PARA SALVAMENTO EM ÁGUAS RÁPIDAS (SARp) 03/12/2015 - 17:00

A Região das Américas está pagando um preço alto à medida que um dos piores El Niños já registrado continua a se fortalecer. A pesar de termos observado grandes áreas atingidas por seca no país, causando problemas até de abastecimento de água potável à população, a região do litoral do Paraná tem registrado altos índices pluviométricos, os quais também foram observados em outras partes da região sul do país e ainda países como a Argentina, Guatemala e Peru. A Organização Mundial de Meteorologia adverte que o atual fenômeno climático El Niño é um dos mais intensos desde 1950 e deve se fortalecer até o fim do ano, causando, para essas regiões, possíveis inundações.¹

Vislumbrando este panorama nada complacente, o comando do 8º Grupamento de Bombeiros promoveu entre os dias 30 de novembro e 1º de Dezembro de 2015 o 7° ciclo de treinamento de Salvamento em Águas Rápidas (SARp) da unidade. Estas instruções teóricas e práticas foram ministradas ao efetivo do 8° Grupamento de Bombeiros pelo Capitão Icaro Gabriel Greinert. Os participantes foram militares que trabalham nos três Subgrupamentos do GB, somando o quantitativo de 18 (dezoito) Bombeiros instruídos.

Este é mais um esforço que visa promover segurança aos moradores das cidades litorâneas e aos veranistas, que podem vir a se deparar com situações de corredeiras, tanto nas áreas dos rios, como em regiões urbanas – situação esta cada vez mais recorrente no mundo todo. Com o fechamento deste ciclo, o grupamento atingiu a marca de 60% de seu efetivo capacitado para primeira resposta a inundações, alagamentos, enxurradas e “cabeças d`água”. Desta forma, ainda, o Bombeiro Militar empregado nas ocorrências estará mais seguro, pois torna possível ter ao menos um componente em cada equipe com conhecimento mínimo para atuar prevendo riscos e garantindo a sua integridade individual e da equipe.

Além dos treinamentos oferecidos aos bombeiros, cumprindo parte do planejamento estratégico da unidade, foram adquiridos durante o ano de 2015 vinte e três kits completos de EPIs para os quartéis de Guaratuba, Matinhos e Antonina, tendo sido atingida a meta do comando de preparar todas as subunidades para o atendimento de ocorrências envolvendo SARp, com efetivo treinado e equipamento a disposição.

Desta forma, o 8º Grupamento de Bombeiros mantém a preocupação em oferecer melhores serviços à comunidade, com altos níveis de segurança às equipes de bombeiros.

 

Responsável - Virginia Maria Zambrin Turra, 2º Tenente QOBM

Coordenadora Adjunta de Defesa Civil da 8ª CORPDEC - Litoral

 

                     Paranaguá, PR, 03 de dezembro de 2015.

 

 

Fontes: ¹Informações fornecidas por boletim de 27 de Novembro de 2015 do escritório UNISDR/ONU.

GALERIA DE IMAGENS

  • Instrução teórica - Quartel de Bombeiros Nilson Neves - Paranaguá Paraná
    Instrução Prática – Rio Cachoeira – Bairro Alto – Antonina - PR
    Instrução Prática – Rio Cachoeira – Bairro Alto – Antonina - PR
    Instrução Prática – Rio Cachoeira – Bairro Alto – Antonina - PR
    Instrução teórica - Quartel de Bombeiros Nilson Neves - Paranaguá Paraná
    Instrução Prática – Rio Cachoeira – Bairro Alto – Antonina - PR
    Instrução Prática – Rio Cachoeira – Bairro Alto – Antonina - PR
    Instrução Prática – Rio Cachoeira – Bairro Alto – Antonina - PR