6º Subgrupamento de Bombeiros Independente Realiza Capacitação da Força Tarefa para Resposta em Desastre 04/10/2017 - 09:26

Durante o mês de setembro, o 6º SGBI realizou instruções com seu efetivo para a formação das Forças-Tarefa para Resposta de Desastres (FTRD), para atuarem em ocorrências de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e Salvamento em Águas Rápidas (SARp).

As instruções foram realizadas entre os dias 18 e 29 do mês, e foram divididas em módulos teóricos e práticos. As FTRD foram compostas por dez bombeiros, conforme o previsto no decreto 7.337 de 11 de jul. 2017, e seus membros receberam instruções padronizadas que foram difundidas por todo o estado por multiplicadores das doutrinas, que receberam capacitação para tais instruções.

As instruções de BREC foram ministradas pelos 1º Tenente Wilian Rodrigo Marques e 1º Tenente Dieferson Silva, com suas atividades práticas realizadas no Centro de Treinamento José Domingos Lopes, em Umuarama, e também no Parque Industrial, na cidade de Maringá, em conjunto com o 5º Grupamento de Bombeiros e 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, sediado em Apucarana.

Os treinamentos consistiram em busca em superfícies instáveis, que podem ser provocadas por fenômenos naturais, como terremotos, ou por fenômenos causados pelo homem, como implosões ou atentados.

Já a capacitação de SARp foi realizada pelo 2º Tenente Rodrigo Guilherme Malaquias da Silva, na Corredeira dos Índios, na cidade de Iporã, e envolveu treinamentos de técnicas de resgate em ambientes com águas rápidas, sendo no meio urbano, com enchentes e alagamentos, ou em rios que apresentam correnteza forte, e englobou técnicas de salvamento e evacuação de vítimas, inclusive com embarcaçãoes. As FTRD serão empregadas em regime de sobreaviso, podendo atuar em qualquer local do estado, quando necessário.

A iniciativa é pioneira no país, e o estado do Paraná é um dos primeiros a contar com tais equipes para intervenção em desastres.

Fonte: Comunicação Social do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente.