3º Comando Regional de Bombeiro Militar realiza trabalho junto as Regionais de Defesa Civil para elaboração de Planos de Contingência de Barragens na região Centro-Oeste do Estado 20/02/2020 - 10:53

Integram a área de articulação do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros a 4 º, 9 º, 10 º, 12 º e 14 º CORPDEC´s – Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil. As CORPDEC´s iniciaram no ano de 2019, trabalho junto as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC´s dos municípios que possuem Barragens em seu território e os Empreendedores (Gestores de Barragens e Usinas Hidrelétricas) a fim de incentivar a elaboração e implementação de Planos de Contingência de Barragens nos municípios atingidos em caso de eventos adversos envolvendo as Barragens.

O trabalho de parceria envolve o Sistema de Defesa Civil Estadual por meio do Corpo de Bombeiros (CORPDEC´s), Municípios (COMPDEC´s), e ainda os Empreendedores.

Para a implementação dos Planos de Contingências de Barragens algumas etapas estão sendo cumpridas, tais como: mapeamento do terreno feito pelos empreendedores a jusante das Usinas simulando áreas atingidas em caso de eventos adversos, cadastros de pessoas em áreas de risco, análise de rotas de fuga, indicação de pontos de encontro, cadastro de recursos e abrigos, dentre outros por parte das COMPDEC´s, reuniões, orientações e análises dos Planos de Contingência de Barragens por parte das CORPEDC´s da área de atuação do 3º CRBM.

No dia 28 de janeiro de 2.020, para análise dos Planos de Contingência de Barragens dos municípios a jusante das Barragens da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago (instalada no município de Saudades do Iguaçu) e Usina Hidrelétrica de Salto Osório, instalada no município de São Jorge do Oeste, reuniram-se na sede da Usina Salto Osório no município de São Jorge do Oeste representantes do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, da 4º, 10º e 12º CORPDEC´s, representantes da  empreendedora ENGIE Brasil, responsável pelas Usinas Hidrelétricas de Salto Santiago e Salto Osório.

Após conclusão dos Planos de Contingência, que está prevista para o mês de março, iniciará nova etapa que compreenderá: esclarecimento à população, identificação de rotas de fugas em área afetada no caso de grandes enchentes, implantação de sistemas de alarme e realização de simulados.

Ao mesmo tempo, trabalho similar está em andamento nas Usinas de Baixo Iguaçu, Salto Caxias, Segredo, Cavernoso e Derivação do Rio Jordão, com diversas reuniões agendadas para apresentação dos Planos de Contingências de Barragens dos Municípios lindeiros e acompanhamento dos Planos por parte do Sistema de Defesa Civil. As Usinas de Salto Osório e Salto Santiago reúnem um total de 20 municípios a implementarem seus respectivos Planos de Contingência de Barragens.

"Defesa Civil Somos Todos Nós"