14ª CORPDEC realiza Simulado da REER no Município de Pitanga. 28/06/2016 - 09:20

Na manhã de sábado, dia 25, foi realizado um exercício prático pela REER Regional – Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, em conjunto com a 14ª CORPDEC, 3ª Seção de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade de Pitanga, simulando inundação no Município de Pitanga que ocasionou pane no meio de comunicação, inclusive a do Posto de Bombeiro local.
Diante desta situação emergencial e a comunicação local inoperante, o exercício simulado, foi realizado com a presença de 5 Radioamadores pertencentes ao REER Regional de Guarapuava e Pitanga. Com a base montada em Pitanga, foi possível auxiliar a equipe da Defesa Civil e o corpo de Bombeiros o repasse de informações a Central de Bombeiros em Guarapuava sobre a situação no local, bem como o apoio logístico necessário para atendimento as vítimas.
Esse simulado possibilitou a interação e o fortalecimento dos participantes, bem como a verificação da eficácia desta ferramenta alternativa e fundamental para o sucesso da comunicação em uma situação real de desastre na busca pela eficiência e planejando antecipado das ações emergenciais dos municípios integrantes da 14ª Corpdec/5ºSGBI.
O evento foi concluído com êxito, onde houve o envolvimento de 12 pessoas entre elas Bombeiros Militares de Guarapuava e Pitanga, Radioamadores Regionais e integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Fonte: 14ª CORPDEC