12ª CORPDEC REALIZA SIMULADO DA REDE ESTADUAL DE EMERGÊNCIA DE RADIOAMADORES EM FRANCISCO BELTRÃO. 21/07/2016 - 14:20

6ª CORPDEC realiza Simulado da REER no Município de São José dos Pinhais.
Na manhã de sábado dia 16 de julho de 2016, militares do 3º SGBI - Subgrupamento de Bombeiros Independente participaram do simulado da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) previsto para primeiro semestre de 2016.

Com a central de operações montada no parque de exposições Jayme Canet Junior, em Francisco Beltrão, os integrantes da Associação Beltronense de Radioamadores (ABRA) e PXCLUBE, juntamente com equipes da 12ª CORPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), simularam o auxílio na radiocomunicação de um atendimento das vítimas de um tornado, fato registrado em 2015 em Francisco Beltrão.

No simulado, os radioamadores auxiliaram na obtenção de informações do local do incidente, número de vítimas, necessidade de recurso e donativos, capacidade e atendimento dos hospitais da região, a real situação dos locais afetados, entre outras informações que são necessárias para ajudar as autoridades no apoio às vítimas. A Secretaria Municipal de Saúde, a Assistência Social de Francisco Beltrão e o Debetran também estiveram participando.

O simulado serviu para testar a rede de comunicação da região em eventos críticos que possam ocorrer não só no Sudoeste do Paraná, mas em todo o estado. No próximo mês de setembro está previsto um novo simulado, desta vez contemplando os radioamadores de todo o Paraná.

Fonte: 12ª CORPDEC