12ª CORPDEC – 3º SGBI - Plano de Contingência de Francisco Beltrão/PR. 09/09/2014 - 08:07

Um documento com mais de 60 páginas identifica locais que podem ser atingidos por enchentes, alagamentos e deslizamentos, com as medidas prioritárias a serem tomadas em caso de catástrofes climáticas em Francisco Beltrão.

"Esse documento começou a ser elaborado no ano passado e, desde então, já pudemos testá-lo na prática e fazer alguns ajustes. Somente neste ano, Beltrão enfrentou duas enchentes em menos de 60 dias; na segunda delas, a ação pró-ativa das autoridades possibilitou a retirada de praticamente todas as famílias residentes em área de risco, antes da cheia do Rio Marrecas" , explicou o Major Norton Alexandre Kapp, comandante do 3º Subgrupamento de Corpo de Bombeiros.

No Plano estão identificadas áreas de riscos previstos no CODAR - Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos.

As instituições envolvidas neste Plano têm o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida, bem como, realizar ações para criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho das atividades e responsabilidades previstas no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil deste município.

GALERIA DE IMAGENS